Espaço Espírita


38ª SEMANA ESPÍRITA CABENSE

De 08 a 13 de novembro de 2016, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostiunho.


____________________________________________

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR ATRAVÉS DA TAREFA NA CASA ESPÍRITA?

A pergunta acima foi feita aos trabalhadores do Ismael Gomes Braga. Abaixo, segue algumas respostas, recebidas até o momento:

“Mudando a mim mesmo. É imprescindível que as tarefas desempenhadas na casa espírita nos tire da condição de acomodação e nos faça agir dentro e fora da casa espírita como alguém que tem a certeza absoluta de estar trilhando o caminho do bem. A prática espírita sem a mudança de caráter tornar-se mecânica, é preciso que brilhe a nossa luz pela vivência dos postulados espíritas, mudando nosso jeito de olhar o mundo e os companheiros de jornada terrena. Concluo com Sandra Borba – “o caráter do verdadeiro profeta (espírita) é coragem da fé, coerência na conduta, consciência da tarefa e humildade (livro Cotidiano em Reflexões espíritas).”
Patrícia Freitas.

“A realidade de que O ESFORÇO ÍNTIMO  vai me melhorar moralmente, sabendo que foram os esclarecimentos espíritas os mais completos que alimentaram em mim mais  OTIMISMO e AMOR à DEUS , vendo nos  ensinamentos de JESUS o único caminho apara ser realmente FELIZ, buscando também ajudar meus irmãos de caminhada.

Guttemberg Mattôso.



Eu sei que um mundo melhor só é possível mediante a reforma moral de seus habitantes. Pelas verdades do Cristo que a Doutrina Espírita esclarece, sei que ela pode não ser o único, mas é um caminho certo para que a gente atinja este objetivo. Poder contribuir, mesmo que o mínimo possível, em qualquer tarefa na Casa Espírita, para a melhoria do planeta em que vivo, é um privilégio e uma alegria que Deus me concede, onde quero dar o melhor, para servir ao meu próximo, e, no processo, ajudar, também, àquele que mais necessita: eu mesmo!”
Ronaldo Júnior



O HUMANO E O DIVINO EM NÓS





Somo dualidade. Espíritos em processo de maturação e crescimento. E como é difícil viver a dualidade entre o peso das nossas imperfeições e os anseios que já temos em sermos melhores.
Diariamente trava-se em nós a luta íntima entre as correntes de um passado infeliz e as asas que já começam despontar em nós, luta travada muitas vezes com espadas invisíveis de sacrifícios e dor.
Há dias em que nos sentimos fortes e capazes e em outros o desanimo se instala e vamos querendo desistir.  Parece que é melhor se manter preso a terra pantanosa e vem um sopro Divino a nos falar baixinho: tendes força, estou contigo, vais conseguir!
Assim como Pedro, agimos de forma vacilante, negamos o amor Divino em nós e precisamos do amparo de Deus para seguir adiante nas obras que nos compete realizar.
O humano que nos liga as vicissitudes da vida na terra irá nos elevar a condições de anjos, pelo esforço individual na reforma íntima tão necessária a nossa felicidade e que trará para os que conosco convivem a fraternidade, o compartilhar da paz e do amor.
É necessário que façamos do Evangelho a meta de nossa existência! Ponto de luz para onde iremos focar nossa vida, caminhando mesmo que lentamente, mesmo que os sentimentos em nós, ainda sejam contraditórios, mesmo que tudo a nossa volta pareça favorecer para que o mal se instale, sigamos em frente. Buscar o Divino em nós nas pequenas atitudes e gestos que já conseguimos demonstrar e que comprovam que já estamos no caminho certo, são pequenos brotos do bem que um dia irão romper a terra dura e florescer.
O Mestre Jesus, nos convida diariamente para trabalhar na vinha, sua voz suave continua a nos dizer que com ele o fardo é leve.  Nos oferece um abraço amigo nos dizendo que devemos ir até ele cada vez que nos sentirmos cansados e oprimidos pelas nossas imperfeições. É ele o que cuida da ovelha desgarrada sem esquecer as outras noventa e nove, cabe a cada um de nós aceitar esse convite amoroso e assim seguirmos nossa jornada na terra até o momento em que pelas portas da morte possamos vislumbrar o mundo novo que irá surgir, mundo esse construído por cada um de nós a medida que vamos semeando amor e caridade.

Somos humanos com origem Divina e destinados à perfeição e à felicidade. Avante! Sigamos a luz que vem de Jesus e façamos a nossa luz brilhar iluminando os que conosco convivem.
(Patrícia Freitas, NEIGB)
________________________________________________________________________________

INTECEPE 2016

No dia 24 de Abril de 2016, ocorreu o INTECEPE (Integração de Centros Espíritas de Pernambuco) na cidade do Cabo de Santo Agostinho, que teve como tema central PRÁTICA ESPÍRITA E COERÊNCIA DOUTRINÁRIA, simpósio proferido por Ronaldo Menezes. Como o nome já diz, o encontro promove a integração entre os Centros Espíritas da região, juntamente com os Centros das cidades vizinhas, Vitória de Santo Antão e Escada. O NEIGB (Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga) foi a casa anfitriã do evento, que aconteceu nas dependências do Centro Educacional Mário de Andrade.

Na ocasião, nossa colaboradora Isadora Mattôso teve a oportunidade de conversar com Ednar, coordenadora do Departamento de Comunicação da FEP (Federação Espírita de Pernambuco):

Isadora (blog NEIGB) e Ednar (DECOM/FEP)


Qual a importância de um encontro como este, o INTECEPE, para o movimento Espírita de Pernambuco?
Nesses encontros nós nos integramos com as casas espíritas da área metropolitana, da capital, do interior. Para nós é de relevante importância, por que são formas de os centros espíritas estarem sempre orientados pela entidade representativa coordenadora, que, em nosso caso é a Federação Espírita Pernambucana, para que possamos unificar o nosso trabalho, as nossas atividades, para evitar que uma casa espírita faça de um jeito, outra faça do outro, e com isso acabe distorcendo toda a base que encontramos em Kardec. Então, é muito importante, além da questão do estudo, dos aspectos doutrinários, tem essa “coisa” boa, que é o abraço, a confraternização, o almoço juntos, a troca de idéias, rever amigos, é, enfim, um encontro muito rico, maravilhoso!

Como é escolhido o tema do evento?
Geralmente nós (a FEP) pedimos à região, no caso, ao Cabo de Santo Agostinho juntamente com os centros espíritas de Vitória de Santo Antão e da cidade da Escada, que sugiram as temáticas que gostariam que a Federação os orientássemos. Geralmente, participamos, também, de eventos junto à FEB (Federação Espírita Brasileira), que está sempre antenada com tudo que acontece no Brasil e no mundo, no que diz respeito às questões espíritas, e então nós repassamos todo esse conhecimento, todas essas orientações para as casas espíritas. Algumas vezes (as casas) estão mais carentes na área da Evangelização, as vezes na área doutrinária, ou na área de atendimento espiritual, então essa temática é trazida de acordo com a necessidade, que atenda a todos os centros da região.

A FEP teria alguma preferência por tema, uma “linha” que seria mais sugestiva para esse tipo de encontro?
Geralmente procuramos trazer o básico, pois a FEP, além de ser a entidade orientadora do Movimento Espírita do Estado, também é um Centro Espírita, também tem as suas atividades típicas de um Centro Espírita. Então, é o dia a dia que a Federação vive, e ela gosta de trazer para os companheiros que militam nas diversas casas espíritas, a sua experiência. Nós chamamos a isto de “campo experimental”. É importante que as casas espíritas vejam como nós trabalhamos, e, as vezes, temos surpresas bem agradáveis, quando encontramos casas que estão até bem mais avançadas que a Federação, do ponto de vista de seu trabalho, de seu cotidiano, e isso nos felicita muito.

Ednar, muito obrigado pela gentileza de nos conceder essa pequena entrevista.
Eu é que agradeço a oportunidade



Integração.



Simpósio "PRÁTICA ESPÍRITA E COERÊNCIA DOUTRINÁRIA", com Ronaldo Menezes
________________________________________________________________________________


CONVITE...





Vem à minha casa!
Aqui vais encontrar um lugar comum, mas serás recebido com carinho.
Vem à minha casa!
Aqui verás crianças correndo e brincando num barulho enorme,
Mas encontrarás, também, o silêncio interior que procuras.
Vem à minha casa!
Aqui, vão te esperar pessoas cheias de problemas,
Mas que aprenderam a confiar em um amor maior.
Vem à minha casa!
Nela tu vais perceber que, o abandono que pensas estar vivendo,
Nada mais é do que o esquecimento de tudo que te falei.
Nela, pessoas como tu, vão te falar sem mistérios,
Vão conversar sem soberba, vão apertar tua mão. Te abraçar com ternura,
Te chamar de irmão.

Vem à minha casa, filho querido!
Nela vais descobrir que o choro ainda vem,
Mas os sorrisos serão mais felizes, mais verdadeiros!

Vem à minha casa!

Vem!

(Ronaldo Júnior, NEIGB)
_________________________________________________________________________________

LAR DO AMANHÃ - 25 ANOS


________________________________________________________________________



37ª SEMANA ESPÍRITA CABENSE - PROGRAMAÇÃO



DATA
TEMAS
CENTROS
PALESTRANTES
PARTE CULTURAL

17/11/15
Terça- feira.


O QUE É O ESPIRITISMO?

N E R
NÚCLEO ESPÍRITA REDENÇÃO



Severino Celestino
- Paraíba-

Felicidade Cordel e
Nando Cordel
- G E P –



18/11/15
Quarta-feira


REENCARNAÇÃO
À LUZ DA CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.
S O E S C A
SOCIEDADE ESPÍRITA CASA DO CAMINHO



Frederico
 Menezes
-Pernambuco-

Nice Albano e Grupo de Jovens da Casa do Caminho

19/11/15
Quinta-feira

CÉU E INFERNO EXISTEM?
A DOUTRINA ESPÍRITA LHE DIRÁ.
G E P
GRUPO ESPÍRITA DA PAZ


Alisson
Guedes
-Pernambuco-

Inês Pontes
- G E P -



20/11/15
Sexta-feira




VOCÊ CONHECE O CENTRO ESPÍRITA?
                                                                              
               GEPE
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS
G E A C
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALVORADA CRISTÃ



Rossandro
Klinjei
- Paraíba -


Edson
- G E P -

21/11/15
sábado

OS ESPÍRITOS:
ELES INFLUENCIAM EM NOSSAS VIDAS?
G E E A K
GRUPO DE
ESTUDOS ESPÍRITAS
 ALLAN KARDEC


Sergio
Ramos
-Pernambuco-

Isaura Mattoso
N. E. Ismael G. Braga


22/11/15
domingo


JESUS
BASE MORAL DO ESPIRITISMO.

N E I G B
NÚCLEO ESPÍRITA
 ISMAEL GOMES BRAGA


 Liszt
Rangel
      -Pernambuco-

Coral da F E P
Federação Espírita de Pernambuco
_________________________________________________________________________________



(Patrícia Freitas, NEIGB)
_________________________________________________________________________________

INTECEPE 2015




A FEP – Federação Espírita Pernambucana realizará juntamente com o seu Conselho Federativo Regional o INTECEPE – Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco 2015, no município deEscada, situado na Mata Meridional de Pernambuco.
Tema deste ano – Construir o Movimento: Saberes e Práticas para a União dos Espíritas.
Data: Domingo, 05 de julho 2015, das 08 às 17h00
Local: Dependências da Escola Estadual de Referência Monsenhor João Rodrigues de Carvalho – Rua Antônio Ramiro,37 – Vila Operária, Escada/PE.
Programação
08 às 09h00 – Recepção, credenciamento, café da manhã e atividades artísticas.
09 às 09h15 – Abertura.
09h15 às 10h00 Seminário – Que movimento espírita nós queremos? Expositora: Ednar Santos (Comunicação Social – FEP)
10 às 10h15 – Intervalo.
10h15 às 11h45 – Debate.
11h45 às 13h15 – Almoço e atividades artísticas.
13h15 às 15h30 – Oficinas e mesas-redondas.
15h30 às 16h00 – Intervalo.
16 às 17h00 – Plenária, relatoria e encerramento.
Oficinas
1. Memória e Movimento Espírita Pernambucano: subsídios para a pesquisa histórica no meio espírita
Facilitador: José Gomes (Memorial – FEP)
2. Sistematizar os estudos: implantação e apoio para o ESDE
Facilitadores: Carlos Sancier e Anna Rita (Estudos Doutrinários – FEP)
Mesas-redondas
1. O centro espírita como espaço de convivência: diálogos entre promoção social e a assistência espiritual
Coordenadora: Nelma Mariano (Fraternidade Espírita Bittencourt Sampaio – Ribeirão)
Expositoras: Gertrudes Santos (Atendimento Espiritual – FEP) e Rosa Padilha (Promoção Social – FEP)
2. Pensar a excelência: saberes e práticas para fortalecer a evangelização
Coordenadora: Isabelle Oliveira (Núcleo de Estudos Espíritas Violeta Griz – Palmares)
Expositores: Anna Maria Champloni e Anna Lúcia Miranda (Infância e Juventude – FEP)
3. Formar o trabalhor espírita: estudos, mediunidade e crescimento
Coordenador: Cristiano Antônio (Grupo Espírita Luz no Caminho – Escada)
Expositoras: Gilvanda Feitoza (Estudos Doutrinários – FEP) e Cristina Pires (Atendimento Espiritual – FEP)
4. (Re)Pensar a comunicação: espiritismo de nós para os outros
Coordenador: Ítalo agra (Fraternidade Espírita União dos Humildes – Gameleira)
Expositores: Ednar Santos (Comunicação Social – FEP)) e Sebastião Araújo (Integração Federativa – FEP)
Público-alvo
Dirigentes e voluntários dos centros espíritas da Regional da Mata Meridional
Inscrição
www.intecepe.wordpress.com – R$15,00
Realização
Conselho Federativo Regional da Mata Meridional
Organização
Grupo Espírita Luz no Caminho
Grupo Espírita Tajubara
Apoio
Federação Espírita Pernambucana




JARDIM DO BEM




Há um lugar,
Onde pequenas flores se espalham,
com cores e perfumes inigualáveis!
São flores únicas.
Lugar onde as sementes estão sendo lançadas,
Terra fértil, semente boa.
Nesse lugar, as flores falam!
Correm pelo jardim sagrado, cantam,
Brincam e aprendem a amar.
Ah! Como é lindo esse jardim!
Flores coloridas, jardineiros fiéis ao dono da terra,
Corações férteis  que aguardam as sementes,
Adubo criado pela boa vontade.
Vez em quando, o dono da terra faz chover,
Não uma chuva torrencial, mas uma chuva
De amor que permite a germinação.
Nesse jardim, dentro de cada flor,
Dormem as sementes das virtudes,
Todas estão lá, esperam o tempo certo para
Semear o mundo.
Jardins do futuro na terra renovada.
Como amo, esse jardim e suas flores.
Assim são as salas de evangelização!
(Patrícia Freitas, NEIGB) 


_________________________________________________________________________


FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DIVULGA:




________________________________________________________________________________

O PASSAR DO TEMPO



Que é o tempo e seu obscuro segredo
Diante da simplicidade da crianç,
Absorta em seu mundo e seu brinquedo,
À qual ele nem existe, nem avança?

Quão lento é o passar do tempo
Na adolescência em seu viver risonho,
A consumir vida e o momento,
Na ânsia de amar, aureolado sonho.

Na maturidade o tempo atordoa,
Na faina diária do sobreviver;
O tempo não corre, o tempo voa,
Por mais intentemos com ele correr.

Na decrepitude dos anos, na ancianidade,
Quando o inverno da vida nos chegou,
Recordamos a existência com saudade,

E o coração tristonho: “O Tempo já passou...”

(Ronaldo Menezes, NEIGB)

           ____________________________________________________________

VIDA-BORBOLETA.


Vejo a vida.
Passo por ela voando.
Bato as asas da minha alma
E busco modificar-me!
Minha metamorfose é diária...
Não se acaba.
Minha vida-borboleta
Tem colorido nas asas
E cinza no corpo.
Vou, sobrevoo,
Sonho com um novo horizonte.
Há tanto mundo?!
Vida cinza,
Borboleta multicor;
Metamorfoseando sigo...
Busco um jardim
Que me faça pousar!


(Patrícia Freitas, NEIGB)
____________________________________________________________________________________________________

INFORMES FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA

Prezados Irmãos, Votos de Paz! 

A FEP – Federação Espírita Pernambucana promove a primeira Capacitação Continuada para Atendente Fraterno na Casa Espírita neste ano de 2015.

O Expositor da capacitação é Otávio Pereira, integrante do DAE – Departamento de Atendimento Espiritual da FEP.

Quando: sábado, dia 14 de março 2015
Horário: 14 às 18h00
Local: Sala 01 – Edifício da Evangelização – FEP

Mais Informações: decom@fepernambucana.org
---
Fraternalmente.
Ednar Santos - Departamento de Comunicação Social Espírita - Decom/FEP - Recife - PE"Ide pelo Mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura." Jesus. (Marcos 16:15)"


MÃOS ESTENDIDAS



Tu que passas distraído,
Olha ao redor e verás quantas mãos suplicam ajuda!
Observa além do teu mundo particular e verás a fila
Imensa de famintos de amor e alívio,
Busca e acharás, na multidão anônima, que segue indiferente,
Àqueles que choram e afundam no lamaçal dos vícios,
Encontrarás os que loucos fogem da realidade amarga da vida
E iludidos entorpecem de álcool, fumo e outras drogas...
Quem são? Por que estão vivendo assim? Que importância tem tuas perguntas?
Nenhuma!
Vai, estende tuas mãos e se transfigura na imagem do Cristo para os desvalidos.
Faze-os olhar em teus olhos e perceber a presença divina do Mestre de amor.
Levanta-os e se preciso for, suja-te com a lama que os envolve para que eles possam
Compartilhar contigo a dor que sentem.
Abre os teus braços e faze-os sentir que estão abrigados.
Mostra-os que há saídas, que há uma chance, que há amor em ti!
Estende tuas mãos... Dá-lhes o que falta!
Anela tuas mãos as deles para que possam erguer-se do chão imundo dos vícios,

Mostra-os o novo horizonte que surge ao compreenderem que, assim como tu, são filhos de Deus!

(Patrícia Freitas, NEIGB)
______________________________________________________________________________

MAS, PARA QUÊ SOFREMOS?


 Diz o poeta Manuel Bandeira em seu poema “Renúncia”:
           
“Só a dor enobrece e é grande e é pura.
            Aprende a amá-la que a amarás um dia.
            Então ela será tua alegria,
            E será, ela só, tua ventura.”

Precisamos nos dispor a compreender a utilidade e necessidade do sofrimento e da dor. Sabemos que sempre que sofremos estamos construindo a ponte que nos levará à felicidade verdadeira e plena.
Mas, um momento: Como é então que a dor, a desdita, a calamidade, podem constituir alavancas para o alcance da felicidade?  - Simples. É que sofrendo, além de expiarmos o passado, saldando os débitos contraídos em momentos precedentes, somos ensinados a desenvolver as virtudes.
 Ninguém aprenderá a ser corajoso navegando em águas calmas, é preciso que venha a tempestade, que grandes ondas se elevem sacudindo o barco de nossas vidas, incitando-nos à atenção e despertando-nos a determinação e fé. Esse é o nascimento para uma nova vida, aqui mesmo na Terra.
Falando nela, no nosso amado planeta, somos plenamente conscientes de que em um mundo de expiações e provas como o nosso, o Espírito não encarna pela primeira vez, ou seja, ele já teve a oportunidade de viver e, consequentemente, plantar, e agora colhe o fruto da semeadura de paz ou de desarmonia que haja cultivado. É precisamente nesse aspecto, que muitos de nós ainda nos confundimos e desiludimos. Nosso plantio respeita e obedece ao nosso livre arbítrio, ou seja, somos livres para escolher a semente que iremos cultivar no solo de nossa existência, mas a colheita vai obedecer rigorosamente ao que foi semeado. Não podemos esperar colher maçãs se cultivamos uma semente diferente, ou, no que diz respeito à nossa condição de vida, não temos como viver em um mar de rosas, se antes só tratamos de fortificar os espinhos. Causa e efeito.
 Lembramos com isso da afirmativa dos Espíritos da Codificação, quando disseram: “o acaso é o nada, e o nada não existe” – Não estamos aqui por acaso.
Em quase todos os momentos nos queixamos da dor, sem nos darmos conta de seu papel bendito de libertadora de nós mesmos. A dor é exatamente o amigo que nos convida à renovação, dizendo: “aqui me apresento para te fazer sentir o quanto és precioso e o quanto podes oferecer a ti mesmo e ao próximo, por isso, levanta-te e edifica!”. Ela nos liberta da inércia e nos enseja iniciativa, mas, ainda teimosos e rebeldes que somos, nos apegamos à nossa falta de ação, à nossa condição um tanto quanto preguiçosa e continuamos a fazer aquilo que nos parece mais adequado: lamentar. É a família que não nos entende; é o trabalho que nos tira a paz; é o irmão de caminhada que quer sofrer mais que nós; é isto, é aquilo... assumimos o papel de vítimas de nós mesmos, cuja dor é sempre maior que a de todos, muito embora possamos estar cercados de bênçãos que sequer cogitamos ver.

E a dor, consequência do conjunto de nossas atitudes, se torna mestre indispensável, e para que, como dizia Jesus, não sejamos a ovelha perdida, ela se torna, também, nosso pastor a nos guiar e reconduzir ao redil.

Assim, não desprezemos a dor, não a ignoremos, concedemo-la a posição de alto valor de que dispõe, observando o ponto exato para o qual ela nos convida a reflexão, indicando a necessidade de aperfeiçoamento.
Pois é, a dor e o sofrimento nos aperfeiçoam.
É importante lembrar que aqui falamos da dor e sofrimento naturais, edificantes, aqueles em que chamamos nos dias de obscuridade mental do passado, quando não compreendíamos a magnificência das Leis de Deus, como a de Liberdade de Escolha. Esse sofrimento e dor nada tem que ver com aqueles que buscamos conscientemente, os que sabemos não carecer existir. Sublimação e mutilação são coisas bem distintas uma da outra. Lamentavelmente, ainda estamos buscando alcançar valores morais e espirituais através de métodos materiais, criando um paradoxo que nos leva ao desapontamento e a incredulidade. “Amar” a dor não significa que devemos busca-la ou cultivá-la, significa que temos que compreendê-la e tratá-la adequadamente.

Como somos seres a caminho da luz, como bem nos assinalou Emmanuel, na vivência em um corpo de carne somos impressionados pela dor física, que nos acorre através das diversas enfermidades, levando-nos ao sofrimento. É exatamente porque precisamos nos impressionar por meio da dor física que identificaremos e compreenderemos o ponto que está deficiente em nós e que precisamos cuidar. Quando sentimos que estamos enfermos, o que nos leva, na maioria das vezes, a buscar um médico? Ela mesma, a dor, o incômodo provocado pela desorganização de nosso corpo, aliás, ele próprio reage para combater a doença que chega.
Assim, obervemos também, nos momentos de dores morais, de que medicamento o nosso corpo está carecendo. Tratemos, pois, das chagas íntimas, das enfermidades espirituais, para que este que é imortal, o Espírito, venha a se depurar e gozar da felicidade justa e infinita.
Vigiemos os nossos pensamentos, busquemos edificar belas construções com o cimento da fé e o tijolo da perseverança, cientes de que a cada dia se ergue mais e mais o edifício das nossas virtudes.

A dor: um convite;
O caminho: o Bem;
O guia: Jesus;
A certeza: Felicidade;
O amanhã: imortalidade;
O perdão: eterno;
A luz: infinita.

Finalizamos citando Francisco de Assis, grandioso em sua simplicidade e profundo em seus sentimentos, que ao precisar sofrer uma cauterização em seus olhos, diante do espanto e temor de seus companheiros, que imaginavam o tamanho da agonia que ele sentiria, sereno e tranquilo, olhando para o ferro em brasa, diz: “bendita sejas, minha irmã, a dor.”

(Isadora Mattôso, NEIGB, colaborou Ronaldo Menezes)

NO MOMENTO DA CAMINHADA




Eu sei que sou uma pessoa íntegra, que assumi o compromisso da regeneração, do crescimento intelecto-moral com Jesus!

Não sinto culpa, porque já não a detenho mais. Os meus equívocos ficaram em um passado tão longínquo que se perdem no horizonte, já não consigo alcançá-los com a vista.

Abracei, e abraço diariamente a Coragem, renovando assim o meu compromisso com o Mestre, no aprimoramento moral, no Bem Supremo advindo do Amor de DEUS.

Não há necessidade de hesitações, medos e angústias, pois o Senhor, o DEUS de Misericórdia, Bondade e Amor, é por mim! E é por todos os meus irmãos, equivocados ou não, porém, TODOS filhos Seus.

Assim, trilho a minha caminhada neste abençoado planeta, com a certeza do Bem e da proteção dos meus Anjos amigos que me envolvem em fluidos de Paz e Luz, e me protegem da escuridão, onde eu não quero, e não vou mais, jamais, habitar novamente!

A Luz é o meu caminho! Foi e é o que eu decidi para a minha vida imortal!
DEUS, através de Suas Soberanas Leis, deu-me o direito de escolher, a liberdade de decidir, e eu escolho, eu decido, pelo Bem, pelo Amor, pelo Perdão, pela Verdade!

Por isso, não vou permitir que ninguém me distraia, que me tire do foco de minha escolha: caminhar na Luz. E ao invés de me entristecer, ou amedrontar, quando desses momentos de investidas menos felizes, voltarei o meu Espírito repleto do Amor e da Paz de Deus, e oferecerei o amparo da compreensão e o bálsamo da prece a quantos aparecerem em meu caminho!

Então, certo eu vou de que Jesus caminha comigo, ampara-me e me conforta, especialmente nos momentos em que o caminho estreita-se mais.

Aí, já não mais existe dor, medo, insegurança nem angústia, porque DEUS todos os dias me diz: “Acorda! Abre os teus olhos! Levanta-te e segue no corpo, porque, filho querido, EU muito te amo, e sei o quanto tens que aprender, por isso, VAI!”.


Consciente disto, a Confiança NELE toma o terreno de meu coração e eu sigo feliz, sem tropeços.

(Isadora Mattôso, NEIGB)

_________________________________________________________________________________


EVANGELHO – ANTÍDOTO CONTRA A DEPRESSÃO

Atualmente encontramos sempre alguém que está se tratando de depressão, são homens, mulheres, jovens, crianças, adultos e idosos e fico me perguntando o por que? O que está nos levando a estados de sofrimentos íntimos tão profundos que paralisam nossa vontade  de viver e conviver? Onde a causa de toda essa dor na alma que tanto sofrimento nos causa? Será a correria do mundo moderno com toda sua tecnologia e que está nos transformando em máquinas de sofrimentos? Será o consumismo pelos bens materiais que loucos desejamos ardentemente e que não preenchem os anseios que temos na alma? Será o vazio deixado por relações superficiais e assim como as sementes que caíram nos espinheiros não conseguem florescer por não terem raízes profundas em nossos corações? Falando na parábola do Semeador, lembrando de Jesus, aquele que veio ao mundo semear sementes de esperanças e luz, que com simplicidade e sabedoria nos fala que não se pode amar a dois senhores, pois sempre  amaremos a um e odiaremos o outro, não se pode desejar as posses do mundo material e do mundo espiritual ao mesmo tempo e não falo aqui do desejo de bem estar e conforto que é próprio que todos nós queiramos, afinal Deus também criou o mundo material para nosso usufruto. Falo das angústias geradas no íntimo pela ansiedade do ter, sejam objetos ou pessoas. Lendo a passagem do evangelho em que Jesus nos fala: “Venham a mim, todos vocês que estão aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam comigo que sou brando e humilde de coração e acharão repouso para suas almas, pois o meu jugo é suave e leve é o meu fardo”.
(MATEUS, 11: 28-30)
Com esse chamado, vinde a mim, o Senhor nos convida a colocarmos acima das coisas do mundo os bens espirituais e essa fortaleza que ele nos oferece é fruto da compreensão dos objetivos maiores da vida na terra, não estamos aqui de passeio, o homem tem um objetivo que é o progresso moral e esse progresso se realiza através das obras no bem e na certeza da Providencia Divina, essa providência que vela por nós, que nos sustenta nos momentos difíceis da vida. O julgo é suave e o fardo é leve.Precisamos compreender a dimensão dessas palavras, esse julgo suave são as palavras do evangelho que nos torna humildes e brandos, pois sempre que a dor se faz presente na vida do cristão que confia nas promessas do Cristo, ele se ergue e vai a luta, busca na dedicação ao próximo as forças para superar as próprias dificuldades, faz do seu viver um exemplo vivo de perseverança, resignação e fé, claro que choramos, que nos sentimos muitas vezes pequenos diante dos desafios da vida tão atribulada, mas ao levarmos esse julgo e esse fardo que é o evangelho de Jesus em nós, transformaremos as dificuldades em pedras para erguermos a igreja do amor em nossos corações, fizeram isso Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Irmã Dulce, Madre Iva e tantos anônimos que saem das suas aflições e superam a depressão utilizando do tratamento moral que nos foi legado pelo Mestre há dois mil anos.
Aprendam comigo que sou brando e como ele sabia ensinar, ninguém foi mais pacificador, brando e humilde que Jesus, apagou-se para pudéssemos compreender as suas lições, ele nos oferece repouso para as almas cansadas das lutas do dia a dia e quem já teve a oportunidade de praticar uma boa ação ou um trabalho voluntário, lembrará da sensação de plenitude e paz que sentimos mesmo com o corpo cansado.
Gostaria de propor pequenas medidas que possamos nos ajudar a vencer o desânimo diante da vida:
1.       Ao acordar inicie o dia orando, agradecendo por mais uma oportunidade.
2.       Depois, alongue-se e perceba a benção que é o corpo que abriga sua alma, procure olhar-se e perceber cada detalhe, a respiração, o ouvir, o falar, o olhar, a pele, cabelos, não importa as falhas e sim o conjunto.
3.       Alimente-se e mais uma vez agradeça com uma oração pelo fato de ter com quê se alimentar.
4.       Se vai trabalhar, sinta-se abençoado por ter uma ocupação que lhe garanta a existência.
5.       Se não vai trabalhar, saia e sente ao sol por quinze minutos, nesse momento agradeça pelas energias que invadem seu corpo e lhe enchem de forças.
6.       Procure uma atividade voluntária e dedique, mesmo que pouco tempo, a doar-se para o outro, por uma causa maior, verá que o seu vazio existencial será preenchido pelas emanações do amor ao próximo.
7.       Precisa tomar remédios? Tome-os e agradeça a dedicação de homens e mulheres que se utilizam da inteligência para amenizar nossas dores físicas.
8.       Sente-se sufocado pelas tristezas? Vá a uma abrigo de crianças e deixe-se envolver pelas alegrias pueris dos pequenos, carregue-os no colo, ofereça-se para dá mamadeiras, banho ou simplesmente brincar.
9.       Reserve alguns minutos do seu dia para olhar a imensidão do céu, seja dia ou noite, esteja chovendo ou fazendo um lindo dia de sol, isso irá ampliar nossa mente e nos fazer  perceber que somos parte do Universo e filhos de uma pai de infinita bondade.
1.   Exercite o corpo pois os instrumentos quando não utilizado enferrujam, mas não esqueça de exercitar a inteligência com boas leituras, oração e bons pensamentos para que as teias venenosas do desânimos não se instale.

 Finalizando, são apenas idéias. Concluo com outra passagem do evangelho e com uma pequena explicação que consta no livro o Evangelho Segundo o Espiritismo: “Bem-aventurados os aflitos, porque o reino dos céus pertence a eles. Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque multiplicarão a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do trabalho virá o repouso.
(Patrícia Freitas, NEIGB)
_________________________________________________________________________________

A BENÇÃO DE ESTARMOS TODOS JUNTOS





Pessoas passam por nossas vidas. Cada uma traz a sua história. Algumas nos emocionam, outras nos mostram como a vida pode ser fácil de se conduzir, ou não. Outras possuem o dom de nos encantar com sua força e determinação, e como não aprender com elas?Outras são sutis, e às vezes nem as percebemos, mas, estão ali. Há pessoas que nos fazem refletir profundamente sobre como podemos melhorar a nós mesmos, que até nos impulsionam através de suas atitudes e, em alguns momentos, nos mostram que não estamos aproveitando nossas qualidades interiores, que existem, mas, por vezes deixamo-las adormecidas em nossos corações.
Existem pessoas amigas, queridas, e outras que necessitam imensamente do nosso amor e carinho, pois ainda estão no começo da caminhada que já iniciamos na compreensão do outro, por isso o nosso compromisso com elas é ainda maior.
Quem não tem um amigo conselheiro? Aquele que é uma referência para nós, seja um familiar, um colega de trabalho, da escola, do ônibus lotado, aquele que não vemos, mas, aquele que tem sempre uma palavra de consolo e força para nos iluminar a estrada.
Pois é, tantas pessoas passam por nossas vidas, e todas elas deixam um pouco de si mesmas dentro de nós. O pouco que levaremos por toda uma existência, quiçá para a vida toda. Uma existência de conquistas e frustrações, mas, acima de tudo, de aprendizados. Aprendizados esses, que só conquistamos, exatamente porque temos pessoas ao nosso redor, que nos auxiliam na construção do ser de Luz que um dia seremos. O que falar, então, das pessoas que nos deram a vida? E dos nossos irmãos da Espiritualidade que tanto nos amparam em todos os momentos? O que falar, então, do amigo Jesus, que nos indica o caminho para a verdadeira vida?...
O que seria de cada um de nós se não fosse o amigo ou colega ao lado? Ou até mesmo o chamado “inimigo”, que na verdade é alguém nos mandando um recado de que devemos seguir adiante, mudando o rumo das ações improdutivas, é um convite a não errar de novo, a aprender a desenvolver o perdão e a misericórdia. E quem sabe se não somos nós que precisamos do perdão? É o chamado para o bem!
Pessoas... ah, pessoas. Todas merecedoras de amor e respeito, de sentimento de amizade e caridade. Graças a Deus! Temos a oportunidade de estarmos todos juntos, um ajudando o outro a colocar um tijolinho a mais no grande edifício da sabedoria, da união, da concórdia, da paz, localizado dentro de nós mesmos.
Obrigada, meu Deus, obrigada, pelos nossos irmãos que nos acompanham todos os dias, na posição que estejam na marcha rumo à felicidade. Alguns na retaguarda,outros na dianteira, mas, todos filhos Vossos.
Deus, obrigada por aquele irmão que divide comigo o pão, o material, o da sabedoria, do amor; por aquele que trabalha harmonizando o ambiente onde eu convivo, trazendo conforto, higiene; por aquele que divide as angústias desse mundo comigo, a quem eu também escuto e amparo, como posso. Obrigada, por aquele irmão, que mesmo nos seus dias mais difíceis, saiu de casa e fez a sua parte, mas, não se restringiu à isso, porque pensando nos outros, também me ajudou, e ajuda. Obrigada pelo irmão que, emburrado e agressivo, me ensina como somos desagradáveis quando não abrimos os nossos corações. Irmão esse que, se não hoje, mas amanhã, compreenderá a bênção que é viver, e viver acolhido por pessoas.

Enfim... Que Deus, nosso Pai de misericórdia e amor, nos ampare e fortaleça, e que façamos jus às bênçãos que Dele recebemos.

(Isadora Mattôso Gouveia, NEIGB.)


PAPAI NOEL É CONCORRENTE DE JESUS?



Estou eu aqui a pensar no Natal, no colorido das luzes, dos enfeites que fazem o olhar se admirar. Lembrando das crianças pobres ou ricas, que esperam ansiosas receberem algo que lhes traga momentos de alegrias, lembrando dos adultos que na loucura de mais um ciclo comercial se encerrando parecem que vão ao encontro dos últimos dias de suas vidas, a ansiedade toma conta de todos, numa busca desenfreada por sentimentos, emoções, lágrimas de saudade, presentes, doações, contribuições, confraternizações. No meio de toda essa correria vemos a figura do papai Noel, que se sobressai à figura maior de Jesus, que é o verdadeiro aniversariante?? Nós precisamos de datas, de figuras que se aproximem mais de nós e talvez por isso tenhamos valorizado a figura do bom velhinho em detrimento da figura do Cristo, nas minhas reflexões pensei naqueles que promovem verdadeira  campanha de ódio e desprezo pelo papai Noel, alguns acirrados ao ponto de quererem destruir a imagem do velhinho gordo, vestido de vermelho do imaginário infantil, pensando nisso lembrei de Jesus, o que ele nos pediria com relação ao papai Noel? Que amassemos ao próximo como a nós mesmo e fiquei pensando que nós adultos não costumamos falar de Jesus para nossas crianças, esquecemos de contar-lhes sobre a vida de Jesus, onde ele nasceu, como viveu, como era sua família, como foi sua adolescência, sua juventude e o trabalho que veio realizar entre os homens, geralmente apresentamos às crianças um Jesus vencido numa cruz, de olhar triste e decepcionado, esmagado pelo nosso egoísmo. Pergunto: como comparar uma figura colorida e feliz com alguém triste e pregado numa cruz? Porque não comemorar o nascimento de Jesus todos os dias através do nosso exemplo para os pequenos e fazê-los entender que a fraternidade não é um sentimento para ser vivido apenas numa época do ano, mas que se traduz no dia a dia quando somos capazes de sair de nós para aliviar a dor do próximo, quando somos capazes de nos doar em palavras, sentimentos, orações para que as condições de vida do mundo melhore, quando formos capazes de fazer Jesus nascer em cada olhar dirigido aos nossos filhos no processo educativo dentro do lar? Jesus ao se anunciar ao mundo fez uma estrela brilhar mais forte, conduziu pastores e animais para o seu lar provisório, que foi o estábulo, e com isso trouxe a verdadeira alegria para os que foram ao seu encontro. A estrela guia continua a brilhar indicando o caminho para encontrarmos com ele e ao decidirmos vivenciarmos as suas lições, veremos que o papai Noel tão odiado por  uns e amado por outros, nada mais é do que um irmão que muito tempo atrás resolveu alegrar a vida do próximo seguindo os preceitos de Jesus e que seu gesto de amor às crianças de sua região foi tão forte que o fez símbolo da fraternidade, assim como seremos todos nós quando vivenciarmos as lições do Mestre.
Por essa razão, vamos iniciar uma campanha de Amor a Jesus, levando às crianças o conhecimento sobre o nosso mestre, mas sem cultivar nelas a rejeição ou o ódio pela figura do papai Noel, afinal a mensagem maior do Natal é Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo. Paz na Terra aos homens de boa vontade.
Extirpar dos corações e mentes o egoísmo, vaidade e ambição são a meta para que os Natais possam verdadeiramente  se tornar um festa de amor.
 Um Feliz Natal.
(Patrícia Freitas, NEIGB)


CABO DE SANTO AGOSTINHO, OUTUBRO DE 2013
Eventos Espíritas

O mês de Outubro de 2013 foi realmente de uma luminosidade toda especial para o movimento espírita cabense e para o espiritismo em geral. Dois importantes eventos aconteceram na cidade, que contribuíram para o enriquecimento espiritual e moral das pessoas interessadas em conhecer ou aprofundar-se na  Doutrina Espírita: a PRIMEIRA FEIRA DE LIVROS ESPÍRITAS e a SEMANA ESPÍRITA CABENSE, já em sua edição 35.

Há muito que se pode falar sobre as particularidades de cada evento, mas diante de algumas imagens, as palavras são desnecessárias.

A Codificação vendida a preços bem acessíveis.

A Comissão Organizadora
Como nada bom vem sem esforço e trabalho, alguns contratempos e complicações se apresentaram ao longo do caminho, mas nada que a força de vontade e a tenacidade de todos que fazem a COMEC (Comissão do Movimento Espírita Cabense) não suplantasse para garantir que tudo acontecesse conforme esperado. Todos que fazem o Movimento Espírita sabem da importância que tem levar o Evangelho do Cristo, através dos esclarecimentos de Kardec e dos Espíritos Superiores às pessoas.

Juntos! Expressão de missão cumprida.
Em gratidão e homenagem a essas pessoas que contribuíram para a realização dos eventos, e na torcida para que nunca esmoreçam, nunca cessem de trabalhar para Jesus, deixamos a mensagem de Joanna de Angelis :

Convite à Perseverança
"...Mas quem perseverar até o
fim, esse será salvo."
(Mateus: 10-22).
Não asseveres: "é-me impossível fazer!"
Nem redargas: "Não consigo!"
Nunca informes: "sei que é totalmente inútil aceitar."
Nem retruques: "é maior do que as minhas forças."


Para aquele que crê, o impossível é tarefa que somente demora um pouco para ser realizada, já que o possível se pode realizar imediatamente.
Instado a ajudar não te permitas condições, especialmente se fruis o tesouro da possibilidade.
Fácil ser delicado sem esforço, ser amigo sem sacrifício, ser cristão sem auto-doação...
Perseverança nos objetivos elevados, com oferenda de amor, é materialização de fé superior.



Para que seja atuante, a fé deve nutrir-se do poder dos esforços caldeados para as finalidades que parecem inatingíveis.
Todos podem iniciar ministérios...
Tarefas começantes produzem entusiasmos exaltados.
Mede-se, porém, o verdadeiro cristão e, particularmente, o espírita pelo investimento que coloca na bolsa de valores imortalistas a render juros de paz...



Unge-se, portanto, de fé e deixa que resplandeça a tua fidelidade ao lado de quem padece.
Não fosse o sofrimento, ninguém suplicaria socorro.
Não fosse a angústia ninguém se encorajaria a romper os tecidos da alma para exibir exulcerações...
Ninguém se compraz carregando demorada canga, não obstante, confiando em alívio, lenitivo...



Nas cogitações que te cheguem ao plano da razão, interroga como gostarias que fizessem contigo se foras o outro, o sofredor, o necessitado que ora te roga ajuda.
Assim, envolve-te na lã do "Cordeiro de Deus" e persevera ajudando.
Não somente dando o que te sobra mas aquela doação maior que te parece difícil, a quase impossível...
A perseverança dar-te-á paz e plenitude. Insiste na sua execução.

Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Convites da Vida.

Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.

5a edição. Salvador, BA: LEAL, 1991

_________________________________________________________________________________



QUER SABER ONDE TEM UM CENTRO ESPÍRITA MAIS PRÓXIMO DA SUA CASA?
CONFIRA ABAIXO OS ENDEREÇOS, DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES PÚBLICAS


CENTRO
HORÁRIOS

ENDEREÇO
GEAC – Grupo de Estudos espíritas Alvorada Cristã
DOMINGOS
16:00 AS 17:00
QUARTAS-FEIRAS
19:00 AS 20:00
Rua São João, S/N – Centro do Cabo
SOESCCA – Sociedade Espírita Casa do Caminho
DOMINGOS
09:00 AS 10:00
QUARTAS-FEIRAS
20:00 AS 21:00
Quadra 30 lotes 17 e 18 - Garapu
NER – Núcleo Espírita Redenção
DOMINGOS
19:00 AS 20:00
QUARTAS-FEIRAS
19:00 AS 20:00
Rua 18, n 20 – bairro de São Francisco
NEIGB – Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga
DOMINGOS
16:00 AS 17:00
QUINTAS-FEIRAS
19:00 AS 20:00
Rua José Plech Fernandes, 171 – Centro do Cabo
GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec
SEXTAS-FEIRAS
19:30 AS 20:30

Rua Tomaz Alves de Souza, S/N – Sítio Tomaz - Gaibú
GEP – Grupo Espírita da Paz
SÁBADOS
16:00 AS 17:00
QUARTAS-FEIRAS
19:30 AS 20:30
Rua 10, 16 – Loteamento Ilha – Ponte dos Carvalhos


MOSTRA ESPÍRITA 2013



A Federação Espírita Pernambucana apresenta o Programa da Mostra Espírita 2013. Os ingressos já estão à venda na livraria da FEP, na Banca do Livro Espírita em centros espíritas de PE.
Período: 20, 21 e 22 de setembro 2013
Local: Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda.
Palestrantes:
Alberto Almeida (PA)
André Luiz Peixinho (BA)
Leonardo Machado (PE)
Plínio Oliveira (PR)
Suely Caldas Schubert (MG)
Programação:
Sexta-Feira, 20/09/2013 – 19 às 22h00
*Concerto com a Orquestra de Violões da FEP com o maestro Nelson Almeida
*Conferência de Abertura: “O ser interexistencial e seus conflitos” – Alberto Almeida (PA)
Sábado, 21/09/2013 – 08 às 12h30
*Momento musical: Grupo Caravana da Luz
*Simpósio “Reencarnação, obsessão e transtornos psiquiátricos”
Subtema 1: “Os conflitos da obsessão” – Suely Caldas Schubert (MG)
Subtema 2: “Transtornos psiquiátricos: um olhar médico-espírita” – Leonardo Machado (PE)
*Perguntas e respostas com os conferencistas.
Sábado, 21/09/2013 – 14 às 18h00
* Momento musical
* Simpósio “Sexualidade: conflitos, desafios e caminhos de segurança” – Alberto Almeida (PA)
*Perguntas e respostas com o conferencista.
Intervalo – 16 às 16h30
* Simpósio “Culpa, medo e ansiedade: aprendendo a mudar com as leis morais da vida” – André Luiz Peixinho (BA)
*Perguntas e respostas com o conferencista.
Domingo, 22/09/2013 – 08 às 12h30
* Momento musical: Grupo Voz e Caridade
* Simpósio “A arte da mudança: como aprender com as coisas negativas?” – Alberto Almeida (PA)
* Perguntas e respostas com o conferencista.
Intervalo – 10 às 10h30
* Palestra Musical com Plínio Oliveira (PR)
* Mesa-redonda “Como o ser interexistencial pode ajudar nestes dias de transição?” – todos os conferencistas.
Domingo, 22/09/2013 – 14 às 18h00
* Momento musical:
* Palestra “Tende bom ânimo; eu venci o mundo – Jesus (João 16:33)” – Suely Caldas Schubert (MG)
Intervalo – 16 às 16h30
* Conferência de Encerramento: “O código do monte: contribuições psicológicas de Jesus para estes dias” – André Luiz Peixinho (BA)




POR QUE ESTOU AQUI?





É comum perguntarmos a razão de estarmos neste planeta Terra, tão cheio de dor e de sofrimento, repleto de cenas terríveis, de comportamentos deploráveis, que chegamos a pensar não provêm de seres humanos. Pessoas inteligentes, que pensam, têm cérebro, têm consciência, e têm livre-arbítrio. Pois é, o livre-arbítrio!


O nosso amado planeta, sim, amado, pois se traduz em escola bendita que o Senhor nosso Deus nos presenteou com a oportunidade de estagiar, a fim de aprendermos com os mais diversos desafios, tudo o que não devemos ser ou fazer para encontrarmos a verdadeira felicidade, que ainda não é deste mundo. O nosso querido orbe nos serve de morada temporária, atual, acolhendo-nos como uma mãe que ampara e embala o seu filho, mas que sabe da necessidade de educar esse ser amado, mostrando a sua urgência em aprender a andar com suas próprias pernas, a comer sozinho, vestir-se e buscar suas conquistas.


Ninguém disse que estar aqui seria fácil, que não choraríamos, não pensaríamos em desistir, que não nos desesperaríamos, não raras vezes gostaríamos de jogar tudo para o alto, e nos apegarmos àquilo que é mais fácil, ao “homem velho”, pensando: “Eu sou assim mesmo, sou feliz, para quê mudar?” Ou então, “Sou assim mesmo, quem quiser que goste de mim!” Quanto egoísmo! Consigo mesmo e com os nossos irmãos, imaturidade. Será que já paramos para observar que para onde vamos há pessoas? Será que elas não merecem o meu respeito? Deus nos coloca exemplos todos os dias, e oportunidades de cooperar e aprender com os nossos irmãos de caminhada, por isso vivemos todos juntos.


Percebendo-nos como seres criados por Deus, nosso Pai de Amor, com tanto carinho e cuidado, e que a nossa vida vem de tanto tempo, que já não podemos mais dizer que somos de “ontem”, mas sim de “anteontem”. Possuímos antes tantas formas até chegarmos ao que somos hoje: Espíritos individualizados e conscientes, tão complexos quanto belos. Quantas lutas nós já não travamos para a compreensão de nós mesmos e do universo a nossa volta? Sim, universo, pois que viajamos pelo espaço no decurso de eras até chegarmos aqui.


Quando às vezes pensamos que somos tão insignificantes, que a misericórdia de Deus não nos alcança, cá estamos reencarnados mais uma vez. O que faz o argumento anterior desaparecer. Apenas o fato de existirmos, caracteriza a misericórdia de nosso Pai Criador, o seu amor e sua bondade.


Estamos sozinhos? Não. Por quantas vezes já não fomos amparados pelas mãos invisíveis do infinito? Mãos amigas de uma vida sem fim, que por amor estão comprometidas conosco, com o nosso progresso e felicidade, trabalhando incessantemente. Amigos que, vendo-nos ainda ignorantes, compadecem-se de nós, lembram-se de suas experiências anteriores, e nos querem ver junto a eles.


Por que estamos aqui? Por diversas vezes nos fizemos essa pergunta, especialmente nos momentos de dor e desafio, quando quisemos perder a fé e a esperança, nos entregando às fraquezas do coração ainda imaturo. Sentimo-nos deslocados, injustiçados, e no momento do aperto dizemos: “Eu não mereço essa dor!” Agindo assim, desperdiçamos o nosso valioso instrumento de renovação, a chave que abre as portas para um novo horizonte, que antes não conseguíamos transpor. É exatamente esse estímulo que nos impulsiona ao progresso: a dor.


Pois, aqui estamos com a finalidade única de progredirmos, evoluirmos, com o destino certo à felicidade verdadeira, a permanente, a desprovida de personalismos, a que quer ver o outro feliz também. Através dos milênios ganhando consciência e confiança em Deus vamos nos aprimorando e descobrindo possibilidades e caminhos que nos levam direto à paz.


Qual a utilidade de aqui estarmos se este não é o nosso mundo verdadeiro? É que só na carne temos a oportunidade de aprender com mais emoção, intensidade, com mais certeza. Bem sabemos que no mundo espiritual enfrentamos o momento da colheita, mas aqui, encarnados é quando plantamos. Como podemos colher sem plantar? Como posso ser mais feliz, se não encontro oportunidade de ser triste, para assim entender o valor de estar alegre? Como vou aprender que não posso magoar, sem ser magoado? Como vou perdoar se não encontro ensejo de dar o perdão? Como posso compreender se não sou apresentado a situações desafiadoras, e irmãos em marchas diferentes?


Viemos para mais uma encarnação, com a promessa de fazer tudo diferente, de reescrever aquelas páginas borradas do livro de nossas vidas, para que cada momento em que tivermos de abri-lo possamos nos alegrar por tudo o que está nele contido, observando o quanto choramos quando não compreendíamos, e como hoje sorrimos por encontrarmos o reto caminho.


Estar aqui é, sem dúvida, uma bênção! É a oportunidade de renovação, é uma luz que surge quando acreditamos não mais haver chance para nós. É a esperança vestida com a sua melhor roupa, é a redenção, enfim, é felicidade. Que presente tão maravilhoso! Como é bom guardar a certeza de que Deus nos ama, de que somos seus filhos e Ele nos fez para sermos felizes, tendo a dádiva de buscarmos todas as nossas conquistas, todo o Bem e todo o Mal, sendo juízes em nossa própria causa.


Sejamos gratos por aqui estarmos, e termos condição de compreender as nossas necessidades e deveres, pois não há em todo universo outro lugar, neste momento, que deveríamos estar, que não aqui. Que possamos ser dignos do maravilhoso dom de existir.


Isadora Mattôso.

(NEIGB)







25ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco

Iniciadas, em 27 de abril de 2013, as inscrições referentes à 25ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco.
Este encontro de jovens é uma realização da Coordenadoria de Infância e Juventude da Comissão Estadual de Espiritismo – PE e acontecerá nos dias 1 a 7 de julho do corrente ano, e traz como temática central: JOVENS APRESENTANDO JESUS PARA A HUMANIDADE.
Com o objetivo de promover a dinamização, integração e fortalecimento dos grupos de jovens espíritas pernambucanos, contribuindo dessa forma para a união e o desenvolvimento do sentimento de fraternidade é que está estruturada a Semana do Jovem Espírita de Pernambuco. Para isso contará com 7 dias, onde cada dia será em uma instituição espírita diferente, logo serão sete instituições que sediarão este evento (DESCENTRALIZAÇÃO). Em cada dia teremos atividades apresentadas e organizadas pelos próprios jovens.
Para participar basta fazer a inscrição. Para isso, é preciso acessar o site www.jovemespiritape.blogspot.com no link INSCRIÇÕES. Lá será preenchida uma ficha de inscrição a ser enviada para o e-mail semanadojovemespirita@gmail.com
O evento é gratuito.



Encontro da Evangelização Espírita Infanto-juvenil de Pernambuco


Queridos amigos e companheiros de jornada,
Paz e Bem!
O D.I.J. – Departamento de Infância e Juventude da F.E.P.– Federação Espírita Pernambucana inaugura um novo formato para o encontro de evangelizadores, agora mais abrangente, dando espaço para a participação de não apenas toda a comunidade
evangelizadora (diretores, coordenadores, evangelizadores e família), mas também da juventude.
Compreendemos que a qualidade de nossas ações também passa pela participação ativa de todos os agentes envolvidos com a evangelização, porque a socialização das ações, a troca de experiências, a integração entre as pessoas une a teoria à prática e promove o desenvolvimento, possibilitando a conquista de resultados positivos.
O tema deste ano, Novo cenário da evangelização espírita infanto-juvenil, foi escolhido visando à abertura de novas perspectivas da prática evangelizadora, visando as necessidades das novas gerações que nos desafiam à compreensão de novas formas de pensar e agir sem perder de vista a qualidade e a pureza doutrinária.
Buscamos junto aos nossos companheiros de jornada, ampliar os horizontes, refletindo, dialogando sobre nossos fazeres, conhecendo de maneira ampla a condição da evangelização espírita na busca de novas saídas, construindo novas perspectivas.
É com grande alegria que os convidamos para participar junto conosco do Encontro da Evangelização Espírita
Infanto-juvenil de Pernambuco
 como socializadores de conhecimento.

Estamos à inteira disposição e desde já agradecemos sua participação.

Ana Maria Champloni
Diretoria Colegiada DIJ/FEP



MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA. ABORTO, NÃO!





A FEP - FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA no exercício de suas atribuições como órgão federativo de Unificação do Movimento Espírita organizado em nosso Estado, considerando que:


a) Assenta suas ações nas bases irremovíveis do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Codificação do Espiritismo, organizada por Allan Kardec.


b) Reconhece a Vida Humana desde a concepção.


c) Respeita a liberdade de cada criatura dispor sobre sua vida, desde que não comprometa a vida de outras pessoas.


d) Defende a inviolabilidade do Direito à Vida como um bem inalienável do Ser Humano, que deve ser garantido desde a concepção, daí a ninguém ter o direito de tirá-la, pois a Vida antecede ao Direito;


e) Pondera que o aborto, mesmo legalizado no Mundo, é um ato falho do Espírito Imortal encarnado na Terra, por ainda não ter consciência de sua imortalidade e que ninguém deve praticá-lo seja no regime das convenções humanas ou fora delas. (Chico Xavier - Lições de Sabedoria).


Dessa forma, a FEP dá CIÊNCIA a todos os espíritas, associações espíritas e à Sociedade em geral do seu mais veemente repúdio e discordância à deliberação tomada no início do mês de março/2013, pelo Conselho Federal de Medicina (CRM) e pelos 27 conselhos regionais que por maioria se posicionaram, oficialmente, a favor da licitude da autonomia da gestante e do médico em interromper a gravidez (aborto) até o 3º mês de gestação, por entender que tal deliberação e seu encaminhamento à comissão de 15 juristas que analisa a Reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/2012), atualmente em tramitação no Congresso Nacional, abre precedente grave para uma possível aprovação da prática do abortamento no Brasil. Atualmente, em nosso País, a interrupção da gravidez só é permitida em caso de estupro, anencefalia e risco de morte para a mãe.


Causa-nos perplexidade, por conseguinte, que os profissionais médicos que têm como dever a preservação da Vida sejam favoráveis a sua interrupção quando ela já está em andamento, pois assim desejam a gestante ou mesmo o médico. Essa deliberação, salvo melhor juízo, está em total desacordo com as Leis de Deus e com a LEI Nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002 e do Código Civil Brasileiro, no seu Artigo 2º, que põe a salvo os direitos do nascituro, desde a concepção.


Neste momento, nós espíritas e cidadãos brasileiros coerentes com os ensinamentos de JESUS e em particular com as revelações trazidas pelo ESPIRITISMO, não podemos ficar passivos e abdicarmos de nossa responsabilidade no processo de iluminação da consciência das pessoas.


Elas precisam tomar conhecimento dos danos causados pela prática do aborto. Danos que não só atingem o Espírito que anseia e precisa de uma nova encarnação, mas projetam momentos futuros de dor e sofrimento para os que praticam o abortamento.


Assim, seguindo as orientações da FEB - FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA a FEP – FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA vem solicitar aos Centros Espíritas de Pernambuco:

a) Intensificarem o número de palestras públicas dentro e fora de sua sede com a abordagem de temas relacionados com o aborto na visão espírita.
b) Realizarem fóruns de debates, abertos a seus frequentadores e ao público em geral, sobre temas relacionados com o aborto e suas consequências espirituais segundo o Espiritismo.
c) Elaborarem ou buscarem reproduzir mensagens esclarecedoras sobre os danos causados à Criatura Humana pela prática do aborto sejam elas as vítimas ou seus praticantes. Que essas mensagens sejam distribuídas junto aos frequentadores dos centros e a sociedade em geral, principalmente por ocasião da Campanha do Quilo, se a instituição realiza essa atividade;
d) Buscarem realizar atividade de esclarecimento e estudo sobre o aborto nas reuniões de mocidades espíritas existentes nos seus Departamentos de Infância e Juventude;
e) Veicularem e/ou incentivarem seus frequentadores a promoverem, via redes sociais, esclarecimentos sobre a visão espírita do aborto.

Dessa forma, a FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA conclama todos a nos unirmos em DEFESA DA VIDA, em especial da vida daqueles que têm direito de tê-la e encontram-se indefesos dentro do útero materno cujos responsáveis, por ignorância, o rejeitam.


Convite - Conselho Federativo Estadual - Março 2013‏



A Federação Espírita Pernambucana convida-os para nossa Segunda Reunião do CFE - Conselho Federativo Estadual - Março 2013. Nosso encontro está previsto para o domingo, 24 de março, das 08h30 às 12h30, nas dependências da FEP. A antecipação da reunião é em função do feriado do domingo 31, em respeito aos que precisam viajar e/ou tenham outros impedimentos. Programação:
08h00 - Recepção dos participantes
08h30 - Abertura da reunião - Boas vindas - Prece Inicial
08h45 - Formação dos grupos para as Reuniões Setoriais
09h00 - Início do Simpósio: Os Dirigentes de Casas Espíritas, com exposição de Ednar Santos da FEP
10h30 - Intervalo - Lanche Fraterno
11h00 - Reinício das Atividades
12h00 - Relato das Atividades das Reuniões Setoriais
12h30 - Encerramento da Reunião - Despedidas - Prece Final

A FEP sente-se honrada com a presença de Todos nessa reunião.


---
Fraternalmente.
Ednar Santos - Presidenta da FEP
Nem todos podemos ser ilustres, mas todos podemos ser bons.”(Confúcio - Filósofo Chinês - 551 a.C – 479 a.C.)
_________________________________________________________________________________

Abrimos este espaço para que nossos colaboradores, trabalhadores e adeptos, possam expressar suas opiniões e dividir com todos seus sentimentos sobre diversos assuntos. Para começar, analisando todos os benefícios e esclarecimentos que a Doutrina Espírita tem para nos oferecer, fizemos a seguinte pergunta:

Por quê sou Espírita?

As respostas serão publicadas aqui. a todos que desejarem participar, podem enviar um e-mail para menezjr@hotmail.com , ou entregar as respostas em mãos, a qualquer trabalhador do NEIGB. Abaixo, nossas primeiras participações:
"Pela maneira equilibrada e motivadora que essa Doutrina Espírita me fez amar a Deus sobre todas as coisas e compreender melhor as leis morais que regem o UNIVERSO, como também, buscar amar o próximo como a mim mesmo, mostrando sempre que a sua base moral vem dos ensinamentos de JESUS, o nosso Mestre!"
Gutemberg Mattoso (NEIGB)


"O conhecimento de si mesmo, passa impreterivelmente pelo conhecimento do Espiritismo. Todas as grandes perguntas que fazemos de nós mesmo e de tudo que nos cercam, não encontramos respostas em nenhuma outra religião ou mesmo as ciências que nos deixem satisfeitos ou consolados. O espiritismo nos enche de evidencias, dando-nos a plena convicção de que somos seres espirituais, imortais e a nossa destinação é a felicidade.
Por tudo isso e muito mais é que sou espirita!"

Nereu Mendonça (NEIGB)

Um dia um amigo me perguntou, por quê sou Espírita?

Sou espírita, porque aceito os seus princípios fundamentais, ou sejam;

Na crença em Deus(Existência real);  Na imortalidade da alma(A alma sobrevive a "morte"); Na comunicabilidade dos espíritos(Intercâmbio com o planeta terra);  Na reencarnação(Oportunidade de evoluir); Na pluralidade dos Mundos Habitados(Os mundos com vidas); No Evangelho de Jesus(Evangelizando-o para vida eterna); Nas Leis de Amor, Justiça e Caridade(Bom censo).Ao tornar-me Espírita, entendi a necessidade de modificar-me moralmente, e tornar-me um Homem de Bem. E a luta constante e diária para domar as más tendências.

De fato, podemos afirmar que esse "grande relógio" incomensurável mecanismo que é o UNIVERSO, foi projetado por uma inteligência que denominamos "DEUS", o Grande arquiteto. Como afirma o Salmista; " Os céus declaram a Glória de DEUS e o firmamento as Obras de suas Mãos."

Enfim; DEUS é o Pai Nosso no dizer de Jesus na oração dominical. Pois, como disse Sócrates(O filósofo); DEUS GEOMETRIZOU o UNIVERSO.

Muita Paz!
André Luiz Lima (NEIGB)

Nenhum comentário: