Juventude Espírita

SEJEPE - 2015

Abriram as inscrições, pessoal! A Semana do Jovem Espírita de Pernambuco é um evento que ocorrerá em várias casas espíritas durante – adivinhem – uma semana! Dá uma olhadinha na programação do evento.
A gente vai falar sobre amor a Deus, autoamor, amor ao próximo, amor em família, amor diante de diferenças, amor em relacionamentos, enfim, amor demais para um evento só. O que falta para a gente nutrir esse sentimento tão puro e tão apregoado por Jesus? Quais são os problemas que a gente enfrenta, dentro de nós e diante das pessoas, para a vivência dele no dia a dia? O que o Evangelho nos traz sobre isso?
Teremos ação do Atos de Caridade em instituições, campanha do quilo e, claro, óbvia, natural e evidentemente, momentos de arte e integração!
Nossa abertura vai ser no Parque Treze de Maio com o tema “Amar que ser amado: vivências e desafios”. Vamos, vamos?
A programação tá toda no site do evento: http://sejepe.com.br/
Mais informações: cij.cee.sejepe@gmail.com

_____________________________________________________
Encontro com a FEP


Sábado, 06/06/2015 recebemos, com muita alegria, nas dependências do Ismael Gomes Braga, a visita da Juventude Espírita de nossa querida Federação Espírita Pernambucana, para uma aula com gostinho todo especial, sobre a amizade. 


Diversas atividades, com temática voltada para a arte, foram desenvolvidas e apresentadas por todos os participantes, em um clima de franca camaradagem e companheirismo.



Agradecemos a Deus a oportunidade dessa união, com a certeza de que nossos jovens são os agentes renovadores deste planeta abençoado.

Que Jesus seja sempre a nossa inspiração e razão!

_________________________________________________________________________________



Juventude e Gentileza


Por certo, não desconheces as conseqüências dessa onda de egoísmo que recrudesce no seio social, toda vez em que os valores educativos não se fazem prezados.
A bem da verdade, bem poucas têm sido as pessoas ocupadas em trabalhar essa dimensão da personalidade, qual seja a do altruísmo, tornando-se úteis à dinâmica da vida planetária.
Encharcados de personalismo, os indivíduos falam somente de si, disputam nonadas para si, recorrem a favores diversos apenas para si, sufocando-se no esquife do egoísmo, mais e mais.
Nas atividades cotidianas, esses egoístas aproveitam-se de todas as chances possíveis para driblarem os outros, tendo a sensação de serem mais astutos, mais vivos, mais sabidos, dando vazão ao intimo doente.
Se devem enfrentar as filas variadas, desse ou daquele tipo, para serem atendidos a seu tempo, tratam de descobrir pessoas conhecidas, localizadas à frente, que lhes facilite passar para posições privilegiadas, quando não invadem abusivamente, elas mesmas, o espaço dos que aguardam dignamente. Crêem-se mais apressados ou com mais compromissos que os demais.
Entretanto, para o egoísta, tanto faz seja a fila bancária, ou dos cinemas e outras diversões, o que deseja é passar à frente dos outros, porque lhe impacienta a espera ou por vício, sempre alimentado.
Os males do caráter, desenvolvidos e alicerçados no egoísmo, não se limitam.
Nas conduções populares, o acomodado egoísta vê pessoas idosas, mulheres gestantes, criaturas visivelmente enfermas, viajando de pé, sob ingentes sacrifícios, sem qualquer sensibilização, mantendo-se assentados, indiferentes.
Em outros momentos, vemos crianças e moços assentados, ao lado de seus pais, que acompanham a tudo, fazendo de conta que não estão vendo ou entendendo o que se passa.
A disputa generalizada por entrar ou sair primeiro dos lugares de muita gente, quantos acidentes há provocado? E os desentendimentos e guerras mentais que se somam, incontáveis?
A marca do egoísmo, assim, mostra-se em toda parte, entre as mais diversas personalidades.
Avaliando esse quadro que se forja nos grupos sociais, percebe, meu jovem companheiro, quantas ocasiões de conquista salutar para a alma têm sido postergadas.
Verifica, desse modo, como tens agido, em relação à gentileza. Se constatares que não tens estado sintonizado com ela, esforça-te para alcançá-la.
Se te encontrares em algum transporte coletivo, valendo-te do vigor da tua mocidade, não esperes que te solicitem. Oferece o teu assento para quem dele precise, demonstrando os valores que te lucilam no íntimo. E é tão pouca coisa.
Evita que tombe uma gestante ou um velho; impede que se fira uma pessoa obesa ou doente, e sintas as alegrias de ser útil.
Diante das filas, enfrenta-as. Tu podes fazê-lo. Se tiveres pressa, chega mais cedo. Não sobrecarregues os amigos que encontres com teus pedidos, embora possas pedir a alguém que te guarde o lugar e, quando chegues, esse alguém, então, sairá.
A virtude costuma parecer tolice, quando começamos a exercitá-la. Depois, transforma-se em luz tão ampla que não mais a dispensamos.
Ao atravessar a via pública, vê se por perto não haverá um velhinho, um cego, alguém a quem possas ajudar na travessia. Far-te-á imenso bem essa atitude.
Coopera com alguém que sobe ou desce uma escada com fardos e bolsas pesados. Dá-lhe pequena ajuda e recolhe, nas vibrações agradecidas, verbalizadas ou não, as alegrias de servir.
Abre uma porta para esse ou aquele, dando-lhe passagem, gentilmente, seja em tua casa, seja num elevador, seja onde for, e sintas a euforia de ser atencioso.
À principio, terás que fazer esforços; com o tempo a gentileza será parte de ti.
Juventude, se pretendes influir no mundo para modificar-lhe as bases de vida social, que sabes tão complexa e perturbadora, começa com teu empenho, com a tua contribuição.
Na gentileza exemplificada por ti, verás que a postura egocêntrica vai sendo transformada, e que, ao te sentires mais leve e feliz, não te preocuparás com a gratidão ou não dos beneficiários da tua solicitude, porque, para o teu coração, valerá a cooperação que prestas à Vida, a cooperação com a Obra de Deus.

Segue, então, adiante. Contagia os teus amigos e afetos com a tua atitude gentil, ajudando a extinguir o egoísmo do mundo.


(Do livro "CÂNTICOS DA JUVENTUDE", psicografia de Raul Teixeira, pelo Espírito Ivan de Albuquerque)


ESCOLHAS

Sempre podemos escolher. Em tudo, mesmo nos momentos em que as circunstâncias parecem nos forçar a fazer algo, mesmo assim, temos a liberdade de escolha. Escolhemos nossos amigos, nosso gênero de música, nosso tipo de filme ou livro, nossas cores favoritas, entre outras tantas escolhas. Algumas vezes, erramos na escolha, sendo obrigados a voltar ao começo pra tentar acertar. Isso não é ruim, é oportunidade, desde que se queira aprender. Outras vezes, acertamos em cheio. Este pequeno comentário é a respeito de uma escolha.

No período de 09 a 12 de fevereiro de 2013, a juventude do Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga, indo de encontro ao que, infelizmente, se convencionou a chamar “normal”, escolheu dizer não. Não à vulgaridade, não à violência, não à promiscuidade, não ao desequilíbrio, não à desordem, não à falta de consciência, não ao carnaval.


Optaram por participar de encontros, palestras e oficinas sobre arte, meditação, caridade. Em um desses momentos, dirigiram-se a um abrigo de idosos para compartilhar aquilo que é de cada um e de todos: a alegria. A Doutrina Espírita tem como lema “fora da caridade não há salvação”, mas temos certeza, observando os olhares e os sorrisos, que podemos complementar que “fora da caridade não há paz, não há realização, não há alegria”.


Escolher fazer o bem, nem sempre é fácil, mas é sempre preferível. Que esta juventude mantenha-se jovem, mesmo quando a idade física avançar; que alimente sempre o  ardor da amizade, mesmo quando, longe dos amigos, tudo se mostrar mais frio e impessoal; que suas dúvidas sejam sempre esclarecidas na pergunta: “O que Jesus faria em meu lugar?”
A resposta (a escolha), com toda certeza, será a correta.



RECADO URGENTE!

Juventude Espírita, este blog está precisando de sua contribuição. Esta página, dedicada a vocês, é um espaço onde suas idéias, seus questionamentos, suas colocações, sua criatividade, podem e devem ser expostas.


Tem alguma sugestão a fazer? Algum assunto que gostaria de ver publicado no Blog? Quer comentar sobre algum livro, filme ou música? Que tal uma peça de teatro? Vamos lá, estamos esperando vocês.

Vamos aparecer?
Paulo e Estêvão para jovens leitores


Adeilson Salles apresenta aos jovens a história de Paulo e Estêvão. Em uma narrativa simples e delicada o autor descreve os principais elementos da história, os sentimentos que levaram Saulo (Paulo) e Jeziel (Estêvão) a transformarem suas vidas e se entregarem à missão de semear amor e esperança.

Nas páginas deste livro, o jovem encontrará valores como a fé, que fez Estêvão (Jeziel) nunca desistir dos seus objetivos. Mostra também a coragem de Paulo (Saulo) para alcançar a verdadeira transformação.

Em cada capitulo ou parágrafo a história de Paulo e Estêvão se mostra permeada por esses e outros valores, auxiliando não somente os jovens, mas todos nós a entender e descobrir a essência do amor.

Que tal começar uma nova leitura hoje?

_______________________________________________________________________________

Beijinho Beija-Flor

A juventude sempre busca, de uma forma ou de outra, se expressar, mostrar que pode fazer a diferença. Uma das maneiras mais salutares, é através da arte e, nesse quesito, o teatro é dos mais procurados. Com muita alegria e dedicação, a juventude do NEIGB desenvolveu a peça "Beijinho Beija-Flor", livremente baseada no livro infantil de mesmo nome, publicado pela FEB.

A divertida estória mostra as confusões de um pequenino beija-flor chamado Beijinho que, como o próprio nome já diz, adora distribuir beijos no bosque onde vive.
Até que se mete numa encrenca, quando precisa ajudar a resgatar o filhote de Dona Coruja, capturado por Dona Águia. Muita aventura e uma bela lição que alegrou a todos presentes.

(Participe da Evangelização da Juventude, todos os sábados das 16:00h as 17:00h, no NEIGB)